Olá, tudo bem? Você pediu, nós respondemos. Muitas pessoas buscam destacar sua beleza e se rejuvenescer por meio de procedimentos estéticos, no qual procuram enaltecer sua autoestima. É importante ressaltar os cuidados que o esteticista, biomédicos e farmacêuticos estetas devem ter para com seus clientes. E, com isso, o Minuto Estética, para esclarecer sobre a biossegurança e primeiros socorros aplicados nos procedimentos, e evitar possíveis acidentes, realizou uma entrevista com a farmacêutica esteta, Lorena Moreira. Confere o bate papo!
Minuto Saúde Estética: Por que é importante o profissional em atividade de procedimentos estéticos, saiba sobre biossegurança?
Lorena Moreira: É importante que o profissional da estética saiba sobre biossegurança para prevenir, minimizar ou eliminar riscos relacionados aos procedimentos realizados ou materiais utilizados, que poderiam comprometer a saúde do homem, de animais, do meio ambiente ou a qualidade dos procedimentos desenvolvidos.
Minuto Saúde Estética: Quais são as técnicas de primeiros socorros aplicado na estética?
Lorena Moreira: Em situações mais graves o 1° passo é telefonar para o serviço de emergência o mais rápido possível (SAMU: 192, ou Bombeiros: 193);
Em caso de reação alérgica: tentar identificar o que causou a reação, remover o cliente do contato com o que desencadeou o problema e encaminhá-lo para um especialista.
Em caso de hemorragia: tentar conter ou diminuir o sangramento com alguma das providências a seguir: elevar a região acidentada, realizar o tamponamento, a compressão arterial ou por último, em casos extremos, realizar o torniquete.
Em caso de queimaduras:
1º grau: Fazer compressas frias nas primeiras horas após o acidente, usar óleo mineral ou vaselina líquida para manter a hemorragia hidratada; indicar protetor solar regularmente e quando necessário indicar analgésico.
2º e 3º grau: Encaminhar para um médico para que ele possa drenar de forma adequada as bolhas, fazer o curativo e o que for necessário.
Em casos onde o cliente apresentar: moleza no corpo, suor frio, náusea, pulso fraco, pressão arterial baixa e respiração cada vez mais lenta pode ser relatado como momento pré desmaio. A forma correta de agir é: sentar o cliente em uma cadeira e pedir para que ele abaixe a cabeça entre os joelhos e espere a tontura passar. Caso o mesmo já tenha desmaiado, deite-o no chão elevando as pernas em relação ao resto do corpo para facilitar a circulação do sangue para o cérebro. Afrouxe as roupas do mesmo e ventile o ambiente. Quando se recuperar, ofereça um pouco de água com açúcar. Se houver ânsia de vômito lembrar de virá-lo de lado.
Em caso de hipotermia: cobrir com cobertores, abraçar o cliente para transmitir calor do seu corpo para o dele; passar um pano quente nas regiões congeladas; realizar massagens para ativar a circulação, pedir para que ele, aos poucos, movimente pés e mãos; dar bebida aquecida e em casos mais avançados, realizar a reanimação cardiorrespiratória.
Em caso de PCR (Parada Cárdio Respiratória):
1- Checar a reação na artéria carótida com o dedo indicador e médio.
2- Ativar o serviço médico avançado (192 ou 193) e pedir para levar o DEA (Desfibrilador externo automatizado)
3- Realizar as compressões torácicas adequadas (30 compressões para 2 respirações) até o serviço médico chegar com o DEA .
Minuto Saúde Estética: Como agir em casos de urgência durante o procedimento?
Lorena Moreira: Telefonar para o serviço de emergência o mais rápido possível (SAMU: 192, ou Bombeiros: 193);
Minuto Saúde Estética: Quais as formas de precaução destacadas na biossegurança?
Lorena Moreira: Sempre lavar bem as mãos; utilizar os EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados, como luvas, toucas, máscaras e própés; limpeza, descontaminação e, quando necessário, esterilização de artigos, utensílios e equipamentos; uso de artigos descartáveis, como: agulhas, lençóis, toalhas, etc; troca de toalhas por outras adequadamente limpas ou descartáveis a cada atendimento; limpeza e organização do ambiente; gerenciamento de resíduos; e por meio de vacinação dos profissionais.
Minuto Saúde Estética: Em sua visão, como farmacêutica esteta, quais são os principais erros que o profissional está propenso a lidar, sem os devidos conhecimentos técnicos de biossegurança na hora da realização dos procedimentos?
Lorena Moreira: A contaminação. Devido à correria que a rotina às vezes exige muitos profissionais não se atentam à limpeza do ambiente e materiais, além do uso correto dos EPIs, o que pode gerar a transmissão e contaminação por meio de microorganismos.
Minuto Saúde Estética: O que falta agregar e ampliar neste campo?
Lorena Moreira: A prática correta de todas ações necessárias para o bem dos clientes e dos profissionais.
Saber além dos conhecimentos teóricos no mundo da estética, mostra que o profissional se destaca no mercado de trabalho, pois manter e buscar auxiliar seus clientes na melhor forma possível, assegurando-os não somente na ação dos processos estéticos, mas a higienização e cautela com seus equipamentos, informá-los a forma que será aplicado os produtos é de suma importância, pois o cliente deve saber como é feito e o que está sendo inserido em seu corpo. Entretanto, todo profissional que busca notoriedade, qualidade e confiança de seus clientes, deve ter como base esses conceitos.
Por Raquel Lima