Lavar o cabelo pode parecer uma atividade simples, mas a maneira de aplicar shampoo e condicionador influencia sua aparência depois de seco. Os cuidados na hora da higienização mudam de acordo com o tipo de cabelo, que pode pedir lavagens mais ou menos frequentes. A terapeuta capilar Angélica Teixeira, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, e o hair stylist Rudi Werner ensinam quais produtos são mais indicados e a maneira de usá-los.

Oleoso

"Normalmente, esse tipo de fio sempre aparenta estar grudado na cabeça e sem movimento nenhum. O excesso de oleosidade faz com que o cabelo fique pesado e sem estrutura, por isso deve ser lavado todos os dias. Use shampoo específico e se optar por condicionador passe apenas nas pontas, nunca na raiz. Recomendo até abolir o condicionador na hora do banho e usar apenas um leave-in em pequena quantidade", explica Rudi.

Seco

"Os secos costumam ser mais opacos, quebradiços e com muito volume porque a oleosidade natural do fio não consegue chegar ao comprimento e às pontas, então muito cuidado na hora de pentear. Faça lavagens intercaladas ou até com dois dias alternados, para essa oleosidade conseguir percorrer todo o fio. Use produtos específicos para cabelo seco e enxágue muito bem. Nada de deixar o restinho do condicionador no cabelo achando que assim ele ficará mais sedoso", alerta Angélica.

Misto

"O misto tem dupla personalidade, o couro cabeludo e a raiz são bem oleosos enquanto o comprimento e as pontas são ressecados. Prefira sempre produtos neutros, já que não poderá usar nada que seja para cabelo seco ou para oleoso. Shampoo e condicionador dessa modalidade são adstringentes e limpam muito bem o couro cabeludo, liberando os poros da oleosidade", esclarece a terapeuta.

Fonte: Vivo Mais Saudável