O Colágeno ajuda a prevenir flacidez, rugas na pele antes do tempo. A fragilidade capilar e unhas enfraquecidas também podem ser resolvidas com essa proteína. Conhecido como sinônimo de combate à flacidez, o colágeno é o responsável por proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas. Ele representa 1/4 de toda proteína do organismo humano e é produzido naturalmente desde o nascimento.
No entanto, a partir dos 30 anos há uma perda gradual, resultando no aparecimento das temidas rugas, na diminuição da elasticidade e da firmeza da pele (que se torna mais flácida e perde a hidratação), além de aumentar a fragilidade articular óssea.
Grande Aliado Para Saúde: Há muitos fatores que aceleram o desgaste da pele:
-exposição excessiva ao sol;
-cigarro;
-poluição;
-herança genética;
-alterações hormonais;
-a alimentação desequilibrada;
-o estresse estão entre eles.
Portanto, não há muito segredo para garantir a beleza e a juventude da cútis por mais tempo, o ideal é optar por uma dieta rica em proteínas magras e ômega 3, para estimular a produção de colágeno, além de consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco, silício e adotar hábitos saudáveis. Também é possível repor o colágeno com a ingestão de nutrientes e ativos específicos que ajudam a preservar a pele.
Lembrando que após os 30 anos, é necessário o consumo de um suplemento para a reposição da quantidade ideal diária de colágeno. Além disso, incluir carnes magras, frango, peixes, ovos, vegetais verde-escuros, além de sementes da família das leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, já é um ótimo começo para a renovação dessa substância.
Suplementação: Além de incluir esses alimentos nas refeições, ainda é possível adotar uma suplementação de colágeno em pó ou em cápsulas. Além disso, as cápsulas possuem porção reduzida de colágeno, já a versão em pó é mais concentrada e indicada para fazer a digestão. A pessoa deve ingerir cerca de 20 cápsulas para alcançar a recomendação diária, e na versão em pó, uma colher de sobremesa já basta. A quantidade não deve passar 10g por dia e a substância deve ser consumida sob prescrição.
Os principais benefícios do colágeno hidrolisado incluem:
Melhora da sustentação da pele
Fortalecimento dos ossos, articulações, unhas e cabelos
Aumento da elasticidade da pele
Melhorara da aparência da celulite
Emagrecimento porque promove a saciedade
O colágeno hidrolisado em cápsulas pode ser mais prático para quem come regularmente fora de casa. Alguns exemplos são os produtos: Colágeno Hidrolisado da Sanavita e da Herbarium que podem ser encontrados em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais.
Fonte do texto: CariocatsMagazine
Imagem: Beleza e Saúde