O espelho não mente quando denuncia os sinais de cansaço no rosto: aparência abatida, ar de cansaço, inchaço e olheiras gritando. Todos esses probleminhas chatos acabam comprometendo a beleza feminina e afetando até a autoestima. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre uma técnica que já é uma febre nas clínicas de estética, a drenagem facial. Veja como esse tipo de massagem é perfeita para suavizar as marcas de expressão, diminuir o inchaço, olheiras, bolsas e entre problemas.
Como funciona?
A drenagem linfática facial tem objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos, pois estimula o sistema linfático e venoso, capaz de melhorar a oxigenação dos tecidos, diminuir o inchaço do rosto, bolsas e olheiras. Além disso, a técnica ajuda a eliminar as toxinas (células ruins que aceleram o envelhecimento cutâneo) e tem o poder de amenizar problemas de origem vascular.
Este procedimento é realizado através de uma massagem bem suave com as mãos, diferente do método corporal, pois o rosto é uma área delicada que exige leveza nos movimentos. A drenagem é extremamente relaxante e tem como finalidade desobstruir os canais linfáticos, provocando a eliminação do líquido retido no organismo, consequentemente, o inchaço desaparece causando a sensação de bem-estar. Além do mais, oferece uma pele mais firme e jovem por mais tempo. O tratamento é indolor, podendo ser associado a outras terapias, como por exemplo, a radiofrequência.
Inchaço
Problema: as bolsas são causadas por retenção de líquidos, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool e privação de sono, principalmente. Os olhos ficam inchados e dão um ar pesado ao rosto. A alimentação tem relação direta com esse sintoma. Bebidas alcoólicas, excesso de sal e pouca ingestão de água durante o dia são fatores que pioram e evidenciam o volume das bolsas.
Solução: a drenagem tem como função estimular os linfonodos (responsáveis pele eliminação dos líquidos retidos), com movimentos suaves ela ativa a circulação sanguínea, reduz medidas e até melhora a oxigenação da região, deixando a pele revitalizadas e livre de toxinas.
Olheiras
Problema: a hiperpigmentação na região dos olhos traz um ar de abatimento ao rosto e envelhece. Os motivos são os mais diversos, mas a boa notícia é que uma das principais causas, a exposição excessiva ao sol, é evitável com o uso regular de um protetor solar. Além do sol, influenciam na formação de olheiras, a genética, fatores alérgicos e raciais. Além dos velhos conhecidos fatores externos como, estresse e noites mal dormidas, que denunciam através dos olhos o descanso.
Solução: a drenagem linfática facial tem o poder de suavizar o problema, através da ativação da microcirculação com manobras de pressão leve. Como a técnica melhora a oxigenação do tecido cutâneo, estimula a produção de colágeno e elastina, com isso faz a renovação celular e dar maior firmeza à pele. De quebra, elimina o aspecto das olheiras devido a nova derme que se formou, tendo efeito clareador.
Rugas finas
Problema: os sinais precoces na região da face são um problema decorrente a falta de hidratação cutânea, vícios de expressão (trejeitos repetidos e constantes) e excesso de sol. O resultado é um rosto com aspecto cansado e envelhecido.
Solução: as linhas finas podem ser tratadas com certa facilidade, basta adotar um bom protetor solar e aderir a massagem facial para deixar a área bem relaxada. A técnica tem efeito tensor, pois estimula os músculos da face a contrariem as fibras de colágeno, dando maior elasticidade e amenizando os sinais do tempo. Além disso, trata cicatrizes (recentes), pois melhora a capacidade linfática e sanguínea capaz de diminuir o edema. O resultado é uma pele uniforme e revitalizada.
Benefícios
Ativa a circulação sanguínea;
Aumenta a oxigenação dos tecidos;
Renova as células;
Elimina as toxinas;
Melhora o aspecto da pele;
Nutri os tecidos;
Ameniza olheiras e bolsas;
Trata a acne;
Retarda o envelhecimento;
Tonifica a musculatura (dando um efeito lifting);
Diminui rugas finas e marcas de expressão;
Além de relaxar toda a musculatura da face.
Indicações
A drenagem linfática é ideal para quem deseja melhorar o aspecto da pele desde a nutrição celular até a prevenção do envelhecimento cutâneo. A massagem é indicada para qualquer tipo de pele. Além disso, a técnica é perfeita para pessoas com retenção de líquido, cicatrizes na face e edemas, em especial os do período pós-operatório.
Sessões
O procedimento pode ser realizado duas vezes por semana. Para alcançar resultados satisfatórios, em média, de 5 a 10 sessões.
Fonte: Uva Rosa