A dermatologia chama de Hirsutismo o surgimento de pelos em mulheres em áreas usualmente associadas ao homem. É importante lembrar que uma certa quantidade de pelos finos no rosto, por exemplo, é considerado normal, e isso varia também de acordo com cada mulher.
No entanto, o crescimento atípico de pelos na face pode gerar incômodo e constrangimento para algumas mulheres, e as causas desse acontecimento são diversas e, não é em todos os casos, mas em alguns, isso pode representar um sinal de que algo está errado em seu corpo e, portanto, merece ser investigado por um profissional.
As mulheres produzem pouco hormônio masculino (andrógenos), mas alguns fatores podem gerar o crescimento da produção desse tipo de hormônio, o que geralmente tem como consequência o elemento dos pelos em regiões indesejadas.
Entre as causas do hirsutismo, podemos destacar razões genéticas, distúrbios endocrinológicos (das glândulas, como a síndrome de cushing, por exemplo), síndrome do ovário policístico, menopausa, excesso de peso (que pode ser causado por alguma outra situação de saúde, como o ovário policístico, por exemplo) e, até mesmo, a ingestão de alguns medicamentos (que altera a produção hormonal, inclusive alguns anticoncepcionais). É preciso destacar também que, em casos mais sérios e mais raros, o hirsutismo também pode indicar a existência de algum tumor.
O primeiro passo para um tratamento eficaz é obter um diagnóstico seguro sobre a questão, com um médico que realizará uma investigação hormonal. A partir disso, o médico poderá tratar diretamente a causa do problema, receitando os medicamentos adequados se necessário, conforme cada caso.
O tratamento médico, com tudo, pode ser a longo prazo, e remover os pelos é uma excelente solução para acabar com o desconforto estético que o hirsutismo pode gerar. Algumas alternativas para a remoção dos pelos são: creme depilatório, depilação a laser, eletrólise e depilação com cera. Lembrando que raspar os pelos com aparelhos e lâminas de barbear não é indicado por engrossar os fios.
Fonte de conteúdo: Mulher Digital
Fonte de imagem: Google