Quem está no alvo: Pessoas com histórico de oleosidade excessiva na família; que comem muita fritura; são expostas diariamente à poluição; ou, pelo simples fato de ter hormônios circulando no corpo.
Para sair da mira:
Higienize a pele no máximo de duas a três vezes por dia com água fria e sabonete com ácido salicílico, enxofre, gluconolactona ou zinco. Na sequência, aplique um tônico específico para controle da oleosidade e passe protetor solar com toque seco. Para quem sente necessidade de lavar o rosto várias vezes, é recomendável usar lenços de papel que absorvem a oleosidade e diminuem o brilho.
Se surtiu pouco efeito:
Acrescente à rotina de cuidados um hidratante com efeito matificante pela manhã e um creme à base de ácido retinoico à noite. Duas vezes por semana, use também um esfoliante formulado com ácido lático.
O problema ainda persiste?
O peeling de ácido salicílico a 30% pode ajudá-la. A substância, que provoca ardor nos primeiros cinco minutos, deixa o rosto avermelhado por 15 minutos e, descamando por dois dias, diminui a produção das glândulas sebáceas ao mesmo tempo que estimula a renovação celular.
Fonte:Dra. Lorena Soares