Trata-se de uma das ervas mais conhecidas e usadas por sua quantidade de propriedades curativas e estéticas. É ingerida principalmente como chá, mas também pode ser utilizada em cremes ou loções.
As principais propriedades desta erva são: anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas.
Além disso, possui boas vantagens digestivas, por isso, recomenda-se beber uma xícara de chá de camomila depois de comer, para aliviar dores, relaxar o estômago pesado e até em casos de úlcera ou gastrite.
É muito boa para tratar problemas respiratórios como a asma, resfriado, febre alta e bronquite. Para aquelas pessoas que não conseguem dormir, é aconselhável beber uma infusão de camomila para ter sonos mais profundos.
Também é ideal para mulheres que sofrem dores menstruais intensas.
Além da utilização medicinal da planta, também é possível utilizá-la para fins cosméticos e estéticos.[/p]
Por exemplo, o uso mais comum é para clarear o cabelo: pessoas com cabelos castanhos que desejam uma cor mais clara, podem utilizar a camomila para fazer enxagues durante o verão, pois com a ação do sol, é possível conseguir tons mais claros.
Também apresenta boas propriedades para a pele. Os cremes ou cataplasmas caseiros de camomila são excelentes para regenerar os tecidos e os gargarejos são bons para cicatrizar aftas ou herpes labiais mais rápido.
É possível encontrar no mercado várias versões da camomila: cremes, óleos essenciais, loções e capsulas, porém, o mais comum e saudável é a infusão ou o chá.
Fonte: Melhor com Saúde