Não foi à toa que a drenagem linfática conquistou tantas adeptas: acelera o sistema linfático, eliminando o excesso de líquido e toxina, e ainda oxigena a pele, deixando-a mais macia e brilhante. Para turbinar a massagem, os profissionais de beleza estão aliando o método a acessórios, aparelhos e outras técnicas. O resultado é a drenagem linfática potencializada e novos benefícios. Confira algumas combinações e eleja a sua preferida.
1.Drenagem linfática com bambu
O bambu proporciona mais precisão na hora de bombear os gânglios linfáticos, otimizando os efeitos da drenagem linfática. "O método também melhora a circulação sanguínea e modela a silhueta. É uma ótima opção para quem sofre com muita retenção de líquido e celulite", explica Rosana Farias, esteticista do D. K Studio, em São Paulo.
2.Drenagem linfática com ultrassom
O ultrassom emite uma onda capaz de penetrar na pele e promover uma micro massagem entre os tecidos, fazendo com que a água retida se espalhe e combata o inchaço. "Esse método é muito bom para prevenir e tratar a celulite em qualquer grau, já que o que difere um tratamento do outro é a frequência que o aparelho será usado", explica Rosana. A drenagem linfática com ultrassom é feita em áreas específicas, onde existe maior concentração de celulite e retenção líquida.
3.Drenagem linfática com Shiatsu
Primeiro, é feita a drenagem linfática tradicional e, ao final da sessão, o Shiatsu é aplicado. "Faço uma massagem mais vigorosa para aliviar a tensão, principalmente na região das costas", explica Fabiana Hirata, fisioterapeuta da Kashu, em São Paulo. Como o objetivo da combinação é combater o inchaço e promover um relaxamento, a profissional costuma indicá-la para as grávidas. "A maioria sofre com a retenção de líquidos, por isso, é interessante apostar no método", fala Fabiana.
4.Drenagem linfática ortomolecular
Além dos benefícios tradicionais, a drenagem linfática ortomolecular promete renovar as células e ativar o metabolismo. O tratamento conta com esfoliação corporal, aplicação da máscara de oligoelementos e drenagem linfática manual associada à massagem relaxante. "Por meio de produtos ortomoleculares, o método facilita a entrada de oligoelementos, como fósforo, selênio e cálcio, favorecendo o bom funcionamento das células", explica a fisioterapeuta dermatofuncional Marcela Rodrigues, da Clínica Shory, em São Paulo.
5.Massagem Destoxi-Drenante
Com ativos derivados da biotecnologia marinha, a Massagem Destoxi-Drenante desintoxica o organismo, combate a retenção líquida, a flacidez e equilibra as funções metabólicas. "A técnica combina manobras de drenagem linfática manual, de massagem terapêutica oriental e da massagem relaxante", explica a fisioterapeuta Thelma Vasconcellos, do Zahra SPA & Estética, em São Paulo. Pode ser feita de duas a três vezes por semana, com intervalo de, pelo menos, 24 horas.
Fonte: Revista Boa Forma