Nem oleosa e nem seca, a pele mais comum entre as brasileiras é a pele mista. Sua característica principal é de ser uma pele brilhante, com poros dilatados e excesso de oleosidade, principalmente na zona T (região da testa, nariz e queixo), e normal ou ressecada e opaca nas demais áreas da face.
O erro mais comum de quem tem esse tipo de pele é dar o mesmo tratamento para todas as regiões, já que cada área tem a sua necessidade. É aí que aparecem cravos, espinhas e até descamações. A seguir, você confere os cuidados essenciais com a pele mista para não aumentar o excesso de oleosidade na zona T e nem ressecar as demais regiões do rosto.
A limpeza
A limpeza facial diária prepara a pele para receber outros produtos, como a maquiagem e o hidratante, por exemplo. No caso da pele mista, o ideal é usar loções neutras, que não agridem a pele, como as de erva-doce.
Evite sabonetes em barra, prefira sempre a versão líquida e neutra, que é mais suave. Primeiro, use água morna para tirar a sujeira e desentupir os poros. Depois, aplique a loção de limpeza com movimentos circulares e retire com água fria ou morna.
Para complementar a limpeza, use loções tônicas em toda a face ou loções adstringentes na zona T para remover o excesso de oleosidade. O uso do tônico facial é importante para revitalizar a pele e prepará-la para a hidratação, além de remover os resíduos da maquiagem, impurezas do ar poluído e o filtro solar. Tudo isso acaba favorecendo a oleosidade e o excesso de brilho da zona T.
Os tônicos faciais podem ser aplicados com o auxílio de algodão e não precisam ser removidos com água. Nas fases em que a oleosidade estiver excessiva, troque o tônico por uma loção adstringente. A esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana na zona T, e a cada 15 dias nas áreas mais secas.
Hidratação é fundamental
Após a tonificação da pele, é importante hidratar a pele. O uso de hidratantes estimulam a renovação celular, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Aplique o hidratante próprio para pele mista duas vezes ao dia. Espalhe com movimentos circulares e delicados até que ele seja completamente absorvido. Durante o dia, usar um hidratante com filtro solar ajuda a agilizar a rotina.
Para não aumentar a oleosidade da pele, aplique um adstringente na zona T antes de aplicar o hidratante nessa área. O produto ideal deve ser leve e fluido, com sensorial agradável, conter ativos hidratantes não comedogênicos, e ser livre de óleo (oil free).
As máscaras faciais para peles mistas devem conter ativos como chá verde, extrato de hamamélis, derivados da camomila como o alfa bisabolol, ácido hialurônico, entre outros ativos, que tem ação calmante e controlam a oleosidade. Para segurar a maquiagem em qualquer festa e evitar o efeito brilhante, uma dica preciosa antes de começar o make, é passar um hidratante nas áreas mais secas e, na zona T, usar um gel seborregulador, com efeito mate (seco).
Proteção solar
A causa número um do aparecimento de rugas é a exposição solar. A radiação solar destrói as fibras de colágeno, responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele, além de provocar manchas, sardas e até câncer de pele. Por isso, o protetor solar é indispensável, mesmo quando não há exposição direta ao sol. Uma boa alternativa é ter sempre dois tipos de creme hidratante: um com fator de proteção solar para uso durante o dia e um sem o FPS para uso noturno.
As recomendações para a escolha do tipo de protetor solar para a pele mista seguem a do hidratante: deve ser livre de óleo, não deve conter álcool, e deve ter um sensorial leve. Filtros em loção oil free, séruns ou emulsões são boas pedidas.
Fonte: Minha Vida