O ácido tricloroacético (TCA) é uma substância ácida aquosa inicialmente utilizada no tratamento de feridas, como cauterizador de doenças da pele e tumores, e no tratamento de calos, verrugas e aftas. Como agente para peeling químico o TCA é uma substância química cauterizante capaz de provocar necrose da pele causando uma epidermólise profunda com um processo inflamatório residual que pode ter duração de até oito semanas. É quando a lesão tratada adquire cor branca (Frost) assim que aplicada na pele. Quanto mais profundo for o peeling, mais intenso e mais rápido será a formação do Frost. Para o peeling médio, o Frost ideal é o Frost nível II (Zamarian, 2011).
O ácido tricloroacético é um dos mais procurados entre os peelings de profundidade média por atingir ótimos resultados nessa profundidade. Apesar de ser possível usá-lo em alta concentração para realizar um peeling profundo, é consenso que é muito mais arriscado que quando feito com substância mais indicada para peeling profundo, como o fenol, por exemplo. Além disso, em altas concentrações (acima de 50%), o TCA tem maior risco de deixar cicatrizes e queloides, quando comparado ao fenol.
Após o peeling de ácido tricloroacético ocorre a formação de crostas que caem naturalmente entre cinco e sete dias. Pode ser aplicado em peles claras e morenas.
Indicações e contraindicações
São indicações ao uso do peeling de TCA:
- Rejuvenescimento da pele da face de três a cinco anos;
-Remoção de rugas finas, mas não remove rugas profundas;
- Remoção de manchas superficiais, mas não remove manchas profundas;
- Remoção de cicatrizes leves decorrentes da acne;
- Remoção de sardas e manchas de sol;
- Amenização de olheiras;
-Desobstrução de poros e fechamento de poros dilatados.
São contraindicações ao uso do peeling de TCA:
-Peles com tendência a queloide;
- Pacientes que usaram isotretinoína nos últimos doze meses;
-Processos inflamatórios locais;
-Peles com infecções locais como herpes;
- Peles tatuadas ou bronzeadas.
Concentrações
Para peeling médio, a concentração ideal varia entre 20-35%.
Fonte: Portal Educação