O CoolSculpting® é um tratamento inovador de redução de gordura localizada, com base na Cryolipolysis, no qual as células de gordura são eliminadas com o frio. O método é eficaz e mais seguro por não ser invasivo, sem cortes, anestesias ou outras substâncias injetáveis.
O CoolSculpting® está presente em mais de 58 países e já conta com mais de 1.000.000 (um milhão) procedimentos no mundo.
Como funciona
O tratamento já está disponível no Brasil. Com essa técnica de última geração, o paciente pode eliminar de 20 a 25% da gordura na região trabalhada, com uma única aplicação. O CoolSculpting® é ideal para aqueles que querem se livrar dos indesejáveis excessos e pode ser aplicado em diferentes partes do corpo, principalmente nas áreas da barriga, costas e pneuzinhos. Além disso, o paciente retoma suas atividades no mesmo dia.
O equipamento
O CoolSculpting® foi o primeiro tratamento de redução de gordura sem cirurgia ou não invasivo aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). O equipamento, criado por estudiosos da Universidade de Harvard (EUA) realiza um resfriamento controlado de regiões específicas, com gordura localizada. O CoolSculpting® conta com diferentes tamanhos de copo aplicador, ou seja, painéis de resfriamento, que são posicionados junto à área a ser tratada. Com apenas uma aplicação, é possível perder para 20 a 25% da gordura selecionada pelo CoolSculpting®. O equipamento também já tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O procedimento
Durante o tratamento, o CoolSculpting® ataca somente as células de gordura da região selecionada. Se escolhe a região a ser tratada e posiciona o copo aplicador. O aparelho puxa e segura a gordura entre seus dois painéis resfriando-a automaticamente por uma hora. A sensação é de um puxão firme e o congelamento não afeta a epiderme ou outros órgãos. A pele, por exemplo, é protegida por uma película de gel durante a sessão. Por não ser invasivo, o paciente pode retomar a rotina imediatamente após o tratamento, no mesmo dia.
O que acontece?
Quando o copo aplicador congela a área escolhida, as membranas das células de gordura do local são danificadas, levando-as naturalmente à autodestruição ou apoptose, num período de seis a oito semanas. Gradualmente, as células de defesa são atraídas pela apoptose e acabam eliminando a gordura degradada entre seis e oito semanas seguintes.
Essa gordura degrada e é metabolizada no fígado, semelhante a gordura da alimentação, sem comprometer o seu funcionamento. A gordura é eliminada de forma natural, lentamente. O tratamento não provoca necrose ou quaisquer outros danos aos outros órgãos.
A cada aplicação, o paciente pode perder de 20 a 25% de gordura na região tratada e isso pode ser observado em até dois meses, após a primeira aplicação.
Os resultados com CoolSculpting® serão mantidos se o paciente seguir com o mesmo estilo de vida. O CoolSculpting® é ideal para pessoas que estão próximas do seu peso ideal ou tem áreas com gordura localizada.
Fonte: Coolsculpting®