O que são as rugas?
São marcas que surgem como consequência de um fenômeno fisiológico que é irreversível. Todos nós vamos ficar mais velhos, com isto, as rugas vão aparecendo. Este envelhecimento cutâneo é provocado pela degeneração e pela diminuição dos tecidos considerados elásticos. Estes, responsáveis por dar sustentação, vão perdendo as características originais, provocando as rugas.
Estas marcas demonstram a idade biológica de um indivíduo, a qual nem sempre condiz com a sua idade real. O envelhecimento da pele não é somente provocado pelo passar do tempo, mas também por fatores externos, sendo que a ação do sol é a mais influente.
A pele humana é um órgão formado por 3 camadas diferentes. De fora para dentro elas são a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é a camada superficial, sendo constituía de células feitas na camada mais interna. Já a derme é a camada do meio e é formada de colágeno e de fibras elásticas. Esta camada atrofia com o envelhecimento. A hipoderme é a mais profunda camada e é constituída de um tecido conjuntivo. De acordo com os hábitos de vida de uma pessoa, ela pode conter mais ou menos células adiposas.
Quais são as causas
São muitos os fatores que podem levar ao surgimento de rugas. O próprio passar do tempo provoca um envelhecimento natural na pele, devido à perda de elasticidade, por exemplo. Ao envelhecermos ocorre uma diminuição das glândulas gordurosas e do suor. Com isto a pele perde a umidade e as fibras elásticas ficam mais enfraquecidas.
Além deste processo de formação de rugas, outros fatores influem no sentido de tanto. O fumo, o estresse, as alterações hormonais, o vento, o calor e a exposição frequente ao sol, são talvez os principais fatores causadores de rugas.
Quais são as diferenças entre as rugas da idade e as rugas do sol
São muitas as diferenças entre estes tipos de rugas. As que são provocadas pela exposição solar são decorrentes do fotoenvelhecimento. Já as da idade são causadas pelo passar do tempo e, embora haja uma evidente atrofia da derme e da epiderme, a pele ainda mantem um aspecto liso e as rugas são discretas.
No fotoenvelhecimento a superfície cutânea adquire um aspecto áspero, espesso e nodular. As rugas são profundas e bem demarcadas. A pele que está envelhecida tem uma quantidade menor de elastina, de vascularização e de colágeno. A que sofreu com a ação do sol possui as fibras de colágeno ainda mais desorganizadas. Além disto, as elásticas se transformam em grandes massas amorfas e os vasos começam a ter a parede duplicada. Somado a isto, a infiltração de linfohistiocitário ao redor leva a quadro de heliodermatite, uma dermatite provocada pela ação dos raios solares.
As rugas de expressão são causadas devido à contração muscular que fazemos ao longo dos anos para nos expressar. Ao sorrirmos, chorarmos ou ficarmos bravos, moldamos nosso rosto com determinado formato. Por este motivo, estas rugas são mais frequentes ao redor dos olhos, na testa e nos lábios.
Como são os sintomas e o diagnóstico
Estas marcas dão à pele uma aparência pregueada bem parecida com as pregas de um papel ou de um tecido que foi amassado. A expressão fica pesada e desgastada, afinal, são sinais de um tempo que já passou.
Elas surgem em homens e em mulheres e podem afetar qualquer parte do corpo, sendo que no rosto são mais notáveis. Não possuem um padrão regular e surgem principalmente no pescoço, nas mãos e no rosto.
Para que seja feito o diagnóstico não é preciso muita avaliação. Estas marcas são notáveis e um simples estudo clínico da pele já traz os devidos resultados. A idade das pessoas, os hábitos de vida e o estado do organismo são indícios deste acontecimento. Hoje em dia existe uma série de tratamentos diferentes para quem quer diminuir as rugas. Alguns são mais definitivos, outros nem tanto. O preço também é algo que muda bastante.
Tratamento para rugas
São muitas as opções de tratamento e mais abaixo traremos algumas em detalhes. As medidas clínicas envolvem, por exemplo, a aplicação de cremes e de dermoabrasivos, a realização de peelings e implantação de colágeno e de acido hialurônico.
A toxina botulínica é outra alternativa muito buscada. Esta promove uma paralisia na musculatura, assim como dos movimentos de expressão. Com isto a pele fica mais imóvel, e não sofre tanto com a ação muscular. No entanto, este tratamento é efetivo nas rugas de expressão como as conhecidas por "pés de galinha". Existem também tratamentos cirúrgicos como o lifting facial, a blefaroplastia e aplicação de laser.
Para evitar esta etapa de tratamento há algumas medidas preventivas que todos devemos tomar durante a vida. Praticar atividades físicas, comer coisas saudáveis, evitar fumar, ingerir bebidas alcóolicas e a exposição excessiva ao sol, são algumas delas.
Tratamentos pouco invasivos
Para não ter de recorrer a tratamentos cirúrgicos como o lifting facial, muitos homens e mulheres tem apostado em alternativas menos invasivas. O soprano XL, por exemplo, é um método que diminui a flacidez da pele e arruma o contorno da mandíbula. Ele é rápido e não provoca qualquer espécie de desconforto. Através da ação de uma luz infravermelha as camadas mais profundas vão sendo aquecidas. Com isto ocorre a contração do colágeno, o que leva à formação de novas fibras.
O titan é outro tratamento. Esta técnica faz uso de radiofrequência para diminuir a flacidez e a papada. É também através da luz infravermelha que ele funciona. Esta promove o aquecimento da derme e estimula a produção de colágeno.
Uma outra alternativa é o tratamento de laser de CO2 fracionado. O procedimento reduz as manchas e as rugas e funciona através da emissão de feixes de luz que promovem microlesões na área a ser tratada. O organismo passa a produzir colágeno e pele fica mais firme. Estes são alguns dos tratamentos menos invasivos para solucionar as rugas. Estas marcas são naturais do envelhecimento, no entanto, podem ser amenizadas através da utilização destas e de outras técnicas disponíveis no mercado.
Fonte: Saúde Medicina