O que são termogênicos?
São substâncias que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, promovendo perda de peso. Existem alguns alimentos que são considerados termogênicos, como o gengibre, a canela, o café e a pimenta vermelha, por exemplo. A água gelada e o chá verde são também exemplos de termogênicos naturais. Nestes casos, o consumo está mais do que liberado e até mesmo deve ser estimulado.
Apesar de existirem estes termogênicos naturais, muitas pessoas acabam utilizando os sintéticos, de forma a conseguirem resultados mais rápidos. Além disto, frequentemente os termogênicos sintéticos são utilizados antes da prática de exercícios físicos, o que coloca o corpo em grande risco, pois o coração fica extremamente sobrecarregado.
Os termogênicos são muito populares entre praticantes de esportes diversos e de musculação. Eles são vendidos em lojas de suplementos e não é preciso receita médica para comprá-los. No entanto, as fórmulas não contem exclusivamente termogênicos, sendo também frequentemente compostas de testosterona, estimuladores de produção de hormônio tireoidiano e hormônio do crescimento.
Como eles agem
Os termogênicos são substâncias que aumentam a temperatura do corpo e estimulam o metabolismo. Isoladamente ou combinados, os termogênicos promovem a perda de peso ao fazerem com que o corpo gaste mais energia para regular a temperatura, além de transformarem a gordura corporal e a da alimentação em energia.
As pílulas atuam de maneira similar à adrenalina, hormônio produzido pelo nosso corpo. Elas aumentam a frequência cardíaca, a capacidade respiratória e a resistência, sendo por isso, muito utilizadas por praticantes de esportes e de musculação.
Quando são indicados
Os termogênicos devem ser indicados por um profissional quando houver risco de vida ou alguma necessidade laboratorial ou cirúrgica. Eles não devem ser tomados somente por motivos estéticos, neste caso, é a boa alimentação e a prática de exercícios físicos que devem ser indicados.
Com uma boa alimentação e hábitos de vida saudáveis não haverá necessidade de promover queima de gordura em excesso. Além disto, é possível encontrar resistência e disposição de outras formas, que não pelo uso de produtos perigosos ao corpo humano.
Os termogênicos naturais, por outro lado, podem ser utilizados. Eles são indicados para pessoas que querem acelerar naturalmente o metabolismo, sem sobrecarregar os órgãos. A canela, o café, o chá verde, o gengibre e a pimenta vermelha, por exemplo, podem ser consumidos com moderação e ajudam muito na perda de peso e de gordura corporal, além de também darem energia e disposição para enfrentar o corrido dia a dia.
Quais são os riscos
Comercializados sem necessidade de receita médica, os termogênicos podem ser encontrados em academias e lojas de suplementos. Geralmente, as pílulas são compostas de substâncias diversas como hormônio de crescimento, medicamentos que estimulam a produção da tireoide e testosterona, por exemplo.
O uso das pílulas é, na grande maioria das vezes, associado à prática de atividades aeróbicas. O corpo, com a temperatura aumentada por causa do termogênico, vê sua temperatura aumentando ainda mais devido aos exercícios. O coração bate mais rápido para regular a temperatura e o organismo passa a trabalhar de forma acelerada, tentando controlar a situação. O risco de derrames e de doenças cardíacas é grande para pessoas que fazem uso contínuo destas substâncias.
Além do grande risco ao coração e ao sistema endócrino, que fica totalmente desregulado em alguns casos, estas substâncias podem ser extremamente viciantes. Uma vez com energia, disposição, resistência e emagrecimento, o indivíduo torna-se viciado no consumo da pílula, aumentando ainda mais os riscos. Sem falar no uso combinado dos termogênicos e de outras drogas como a cocaína, por exemplo, que pode até mesmo levar ao óbito.
A utilização a longo prazo dos termogênicos pode elevar consideravelmente a pressão arterial. Dependendo do segmento afetado pode haver cegueira e outras complicações. Além disto, as fórmulas costumam produzir uma série de efeitos colaterais, sendo que muitas vezes não se sabe nem ao certo o que exatamente tem em cada fórmula.
Efeitos colaterais
Ao darem mais energia para o corpo, devido à quebra das gorduras, os termogênicos deixam as pessoas aceleradas. Elas podem passar a sofrer de insônia, de falta de concentração e de irritabilidade, por exemplo.
Além disto, o coração fica sobrecarregado na tentativa de lidar com tudo de novo que está acontecendo, levando a arritmias cardíacas e dores de cabeça. Pessoas com problemas cardíacos devem ficar longe destas substâncias.
Os efeitos colaterais variam de acordo com a frequência com que os termogênicos são ingeridos, com a quantidade e com o organismo da pessoa. Enjoos, agitação e tontura são também alguns possíveis efeitos quando do consumo com frequência.
A melhor maneira de perder peso e de queimar gordura é através da prática de exercícios físicos e de uma boa alimentação. Além disso, é melhor tentar acabar com padrões de beleza absurdos do que com a saúde. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação ou indicação profissional.
Fonte: Saúde Medicina