Comece com perguntas simples
Há algumas perguntas que são básicas e que podem ser interessantes para começar uma conversa larga e divertida. Perguntas como "Para onde viajará nessas férias?", "E você já tem algo planejado para o próximo feriado?", "Você vive aqui pertinho?", etc.
Esse tipo de pergunta dará margem a que o cliente nos conte um pouco sobre sua vida e planos para que você saiba como seguir conduzindo esse diálogo.
Dê espaço para que falem de si mesmos
As pessoas gostam de falar de si mesmas de vez em quando e esse é o momento ideal para fazê-lo. Quando o cliente comece a responder as questões anteriores, questões mais gerais, você poderá aproveitar para perguntar mais detalhes sobre seus planos e deixar que digam tudo aquilo que desejam sobre sua vida.
Não há nada pior que uma pessoa que não nos deixa falar ou participar de uma conversa, não é verdade? Pois é, seus clientes também gostarão de falar um pouco sobre si para você, ainda que seja algo sem tanta relevância, um acontecimento recente, uma experiência.
Anote tudo!
Essa é uma oportunidade de ouro para conhecer seus clientes! Sempre comento que para o sucesso do seu negócio estético e das suas campanhas de marketing é imprescindível conhecer cada uma daquelas pessoas que atendemos na nossa clínica. Conte com um software de gestão e marketing que permita gerenciar e manter uma ficha de clientes completa, uma ficha que vá muito além de nome e telefone.
Cuidado com as perguntas fechadas
Pratique e elabore perguntas que não podem ser respondidas com um simples "sim" ou "não". Incentive seu cliente a dar detalhes sobre sua resposta, a explicar-nos porque pensa assim. Desse modo, a conversa irá muito mais fluida e ao final da sessão vocês sentirão vontade de seguir batendo papo!
Respeite os espaços
Realmente é muito mais divertido realizar uma sessão de tratamento acompanhada de uma boa conversa, entretanto, devemos também respeitar as pessoas que não manifestam vontade de falar conosco naquele momento.
Há dias em que estamos menos extrovertidas e só queremos realizar nossos compromissos e ir a casa. Não tome como algo pessoal, respeito o espaço do seu cliente e deixe-a vontade em silencio também! Ainda que não troquem muitas palavras, o carinho e o sorriso no rosto sempre falaram mais que mil palavras! Eu tenho certeza que seu cliente agradecerá esse respeito.
Fonte e imagem: Negocio Estética