A queratina é uma proteína que ajuda a formar as unhas e os cabelos. A queratina é tão importante para o crescimento e vitalidade de cabelos, que é comum tratamentos capilares a base de queratina serem realizado em salões de beleza, já que a aplicação nos cabelos fornece maior brilho e proteção.
Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína a mais predominante.
Quando usar a queratina?
O cabelo já possui normalmente a queratina, mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, descoloração, cloro e raios solares — ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição nos fios. Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.
Tratamentos com Queratina
Existem algumas técnicas de aplicação da queratina. As principais são:
Nanoqueratinização
É feita com uma escova ligada a um aparelho contendo queratina líquida. Essa escova é passada nas mechas, liberando a queratina em forma de vapor. A finalização é feita com a chapinha de cerâmica.
Cauterização (ou Plástica Capilar)
É feita em etapas: limpeza dos fios, hidratação, carga de queratina, aquecimento com chapinha (para maior penetração do produto) e finalização com silicone. Para que o tratamento seja eficiente, é recomendado fazer 3 ou 4 sessões, com intervalos de 20 dias.
Reconstrução Capilar
Pode ser feita em todos os tipos de cabelos, desde os virgens até os que passaram por processos químicos e estão opacos, ásperos, ressecados, embaraçam ou quebram com facilidade. O processo deposita nos fios proteínas, queratina, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural dos fios.
Maneiras de Usar a Queratina
Existem inúmeros shampoos e condicionadores com queratina na fórmula, mas para um tratamento mais eficaz é preciso recorrer a produtos concentrados, com a queratina líquida.
Reconstrução leve
Use um shampoo antirresíduo e, em seguida, aplique a queratina no cabelo separado em mechas finas. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e prossiga com a aplicação do condicionador habitual.
Reconstrução média
Use um shampoo antirresíduo, retire o excesso de água e aplique a queratina mecha por mecha evitando a raiz. Deixe agir por 15 minutos, enxágue bem e aplique uma mascara de hidratação. Enxágue e finalize com um pouco de condicionador nas pontas. Enxágue novamente e deixe secar naturalmente.
Queratina na hidratação
Acrescente uma colher de sopa de queratina líquida no seu creme de hidratação e deixe agir conforme o fabricante da marca da sua máscara.
Cuidado com o excesso de queratina
Quando não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitos produtos a base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo ocasionar ressecamento e quebra dos fios. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos capilares com queratina.
Fonte da imagem e conteúdo: BelezaESaude