1. Invista somente em equipamentos necessários
Se você já investiu altíssimas quantias em aparelhos que ficaram ultrapassados, essa dica pode doer um pouquinho. Por isso, sempre recomendo investir em equipamentos essenciais, o feijão com arroz para auxiliar seus atendimentos. Só depois de estar totalmente equipada com o básico é que você investe em equipamentos sofisticados. Pois não adianta investir o dinheiro que muitas vezes você ainda não tem, no aparelho "top max high tech" que custa o preço de um carro e não ter o básico do básico, que é necessário e que de fato usamos no dia a dia.
Em minha carreira, nunca ganhei destaque por usar aparelhos extremamente sofisticados. Até hoje usamos muito mais os aparelhos básicos do que os super (e olha que temos eles). Os equipamentos sofisticados logo são substituídos por novos, que são mais modernos e mais potentes. A mídia os dá um super destaque, mas por pouco tempo; depois sai de moda novamente e vem outro com mais força ainda; e assim segue. Então, se focar seu sucesso só em resultados de aparelhos, o que irá acontecer quando seu equipamento perde em potência; ou quando não tiver nenhum equipamento novíssimo em destaque? Vale a pena refletir sobre onde anda seu dinheiro…
Penso que o atendimento excepcional de uma profissional de sucesso é entregar os resultados que prometemos. Se esforce para dar resultados, com preço justo que caiba no bolso do seu cliente. Te asseguro, não há uma dupla na estética mais potente que essa: resultado positivo + preço justo! Fica a dica, o caminho, a ponte e a porta do sucesso! .
Aliás, quem não consegue entregar o que vendeu para a cliente perde sua reputação e claro, abre espaço para a concorrência.
Lembre-se: "é o seu trabalho, então o destaque deve ir para você! ". Sua dedicação e empenho fazem parte de suas ferramentas de trabalho e vão além de equipamentos. Por isso, sempre demonstre seu diferencial também como pessoa; sendo honesta e sincera em sua opinião profissional, assim o carinho, respeito e fidelidade de seus clientes virá naturalmente. Não se esqueça que aparelhos, todos podem comprar, já sua originalidade, não! Seja você a estrela do seu negócio!
Por isso sempre apostei em meu conhecimento unindo as técnicas manuais as Tecnologias Cosmecêuticas para otimizar os resultados de meus atendimentos, deixando os aparelhos como coadjuvantes. Isso trouxe personalidade aos meus atendimentos e reconhecimento duradouro por parte dos clientes.
2. Implante um sistema para clínica estética
Essa dica está aqui em segundo lugar, não por ser a mais importante para o seu sucesso, mas porque ela é um diferencial que pode ter grande influência nos seus passos em busca do sucesso profissional daqui para frente. Investir em organização é sempre um fator muito importante, e você pode fazer isso de maneira muito simples, usando um sistema que armazene os dados dos clientes e mantenha um histórico de tudo o que faz. Afinal demonstrar seu profissionalismo é importante para fidelizar a clientela, certo?
Se você estiver pensando: "como isso irá contribuir para eu ser uma profissional de sucesso? ", "O que estética tem a ver com software? ", ou, "Minha cliente não se importa com isso! ". Eu sei que parece até que não está ligado ao assunto; mas calma, já te explico.
Com essa ação simples, é possível facilitar os agendamentos, saber datas, horários em que os atendimentos aconteceram, quais foram os procedimentos realizados, resultados obtidos e alterações no desenvolvimento do tratamento. Ou seja, um histórico completo de tudo o que vem sendo feito em sua cliente.
Toda vez que realizar um atendimento você poderá comentar com ela sobre sua evolução, afinal você tem todos os registros. Sua cliente certamente perceberá o quanto é observada e bem orientada por você. Ou seja, não é atendimento por atendimento, é por uma especialista, o que a fará se sentir acolhida e segura! E garanto, fará toda diferença nesse quesito.
Pense comigo, se ao final daquele pacote de redução de medidas, você apresenta um arquivo ou planilha com as informações de todo o desenvolvimento do tratamento; os próprios números irão provar que você entrega o resultado que promete.
Além disso, há outros métodos que nos auxiliam, por exemplo, anexar as fotos de antes e depois no histórico dela. Além de provar visualmente todo o resultado através das mudanças na pele, face ou corpo, ainda terá um comparativo progressivo dos seus tratamentos e, portanto, saberá o que funciona melhor para cada cliente. Isso eleva a confiabilidade de seu trabalho e proporciona a credibilidade aos olhos do cliente. De fato, um profissional tão comprometido assim, é realmente diferente dos demais e criar esse vínculo é algo essencial para o profissional de sucesso.
Por isso, indico que você implante um sistema para atender, não somente clientes antigas, como também para fidelizar as novas que estão chegando em sua estética. Mas pode ficar tranquila, quando falo sobre implantar um sistema, não há a necessidade de ser um software de altíssima tecnologia, supercomplexo ou que gaste muito seu tempo e seu dinheiro para ficar pronto. Não, não, nada disso!
Você pode utilizar meios como aplicativos, e se de todo jeito não conseguir, use ao menos as planilhas no Excel. Que inclusive, disponibiliza versões prontas que você pode baixar e usar sem custo algum! Mas deixe tudo organizado em pastas, com os nomes dos clientes, ou seja, arquivos exclusivos para cada uma. Como disse, mostre suas competências administrando seu espaço, agenda, clientes e resultados.
3. Utilize tecnologia cosmecêutica profissional
Cosmético por cosmético seu cliente tem em casa, certo? Então, não caia nessa ideia de que "qualquer creminho serve". Pois, não importa o procedimento que você oferta, desde massagens, passando por limpeza de pele e outros tratamentos estéticos; tudo reflete o tipo de profissional que você é!
Isso quer dizer que se você usar qualquer coisa, é qualquer coisa que irá receber de pagamento e pode acreditar. Não conseguir cobrar ou receber um preço que você entenda como justo para seu trabalho é extremamente frustrante! E olha que já vi gente famosa aí que diz que com seu método exclusivo pode usar até óleo de cozinha, pode uma coisa dessa? Que profissional aceita isso? Que cliente aceita isso? Quanto se paga por isso? Depois não vai reclamar que não consegue cobrar mais heim! Vale uma reflexão…
É por essas e outras que não abro mão dos cosmecêuticos, pois assim como a área de equipamentos avançou a de cosméticos também evoluiu na mesma proporção. Usar a categoria "cosmecêuticos" nos tratamentos é assegurar resultados incríveis para seus clientes. E pasme, em quase todos os casos, otimizam o resultado ou entregam resultados sozinhos, sem o uso de equipamentos. O que é extremamente valioso para nós, profissionais, pois os custos são menores; o lucro muito maior e o mais importante, a satisfação do nosso cliente é assegurada.
Mas vale o reforço, somente o cosmecêutico de verdade vai proporcionar resultados reais imediatamente, não adianta gastar tempo e dinheiro com qualquer produto que se diz profissional.
Utilizar produtos sem qualidade comprovada, ou atender os apelos de alguns clientes que desejam levar o que encontra em qualquer farmácia para usarmos, não dá! Acaba com a imagem de qualquer profissional! Afinal: se ela pode comprar e fazer sozinha, porque pagar para você fazer "só" a aplicação? Você é a profissional, então é sua a responsabilidade de escolher o melhor para ela e a orientar para ter resultados de verdade e não jogar o dinheiro fora.
Outra dica que costumo dar, é optar pelos produtos que utilizam ingredientes 100% naturais em suas composições, são altamente eficazes e possuem menos riscos para a cliente, além dos resultados visíveis rapidamente. Pois, as fórmulas com ativos mais naturais estão sendo consumidas por uma clientela cada vez mais exigente e consciente que procura por métodos mais saudáveis, é o bem-estar que produz beleza. Não é raro vermos os clientes preferindo tratar a pele cosmeticamente em vez de usar, por exemplo, procedimentos com métodos invasivos.
É por esse motivo que não deixo de falar que o principal aliado das esteticistas sem dúvida alguma, são as tecnologias cosmecêuticas. Ao ficar satisfeita com seu atendimento, o cliente reconhece em você o profissionalismo que buscava e você passa a ser a referência de profissional para ele. Isso sem dúvida faz parte de ser um profissional de sucesso!
Não hesite em procurar bons fornecedores e sempre verificar se esses produtos têm todos os certificados exigidos pela Anvisa; quem tem solução, não esconde nada!
4. Diversifique os seus serviços
Saber diversificar os serviços de beleza oferecidos na estética é essencial para todo profissional de sucesso. Desafios como resolver problemas distintos, ser um profissional polivalente, torna-se um diferencial para quem deseja crescer. E essa tem sido uma exigência de vários mercados, ou seja, os tempos mudaram.
Quando vamos ao supermercado, o objetivo é comprar tudo que precisamos. Mas se a loja em que fomos não tem aquela opção que queríamos, é automático ir em outro lugar para buscar os produtos. Na estética não é diferente. Se a cliente vai na sua clínica em busca de um tipo de procedimento corporal e você só oferece tratamentos faciais, ela com certeza, vai buscar outra profissional para receber o tratamento que busca.
Você pode estar pensando, "mas Lucienne, eu sou especialista em facial, e agora? " Agora é a hora de pensar em solução, uma dica é usar a força da união com uma colega que seja especialista em corporal e "troquem figurinhas". Uma indica a outra, e essa parceria pode ir longe! Vocês também podem dividir uma sala e cada uma atende em sua especialidade. É claro que você também pode ampliar a sua estética e contratar uma mão de obra especializada.
Imagine como seria se todas as clientes que procuram algum tipo de serviço que você não oferece, estivessem com o procedimento marcado…Com certeza o faturamento no final do mês seria mais gordinho, não é mesmo?
Portanto, se a sua cliente está fazendo limpeza de pele e você tem a possibilidade de oferecer outros tratamentos, não tenha medo, e sugira novos atendimentos. Como: tratamentos para eliminar a celulite, massagens corporais, peelings faciais, hidratação, tratamento acne, manchas, banho de lua, depilação. Ou serviços de bem-estar como: banhos, esfoliações e reflexologia. Com isso, você consegue mostrar seu valor com facilidade para a clientela, e isso é muito importante para fidelizar suas clientes; já que elas não terão de ir em outro espaço para fazer o tratamento que buscam!
Lembre-se, que as mulheres representam 65% do nosso público, e elas querem beleza e juventude! Então não deixe de buscar isso, pois quando entendemos a necessidade das clientes que frequentam nosso espaço, a fidelização acontece naturalmente e garantimos que elas não abandonem nosso serviço pelo de outra profissional. É sucesso na certa!
5. Não deixe de estudar
Quem deseja ser uma profissional de sucesso não deve esquecer de estudar o tempo todo. São noites a dentro para poder ter acesso a mais conhecimentos e sabemos que não é fácil. Porque trabalhamos o dia todo atendendo nossas clientes, ainda nós viramos para conciliar isso com cuidar da família e de nossa vida pessoal. E não dá para ser diferente, afinal de contas, o sucesso exige renúncias e esforço.
Garanto que tirar um tempinho todos os dias para o seu estudo, é o fator que te levará ao sucesso e te manter lá. E esse esforço é sempre muito bem recompensado! Além de que, se assim como eu, você tem essa curiosidade saudável, tem gosto em saber cada vez mais sobre o mundo que cerca a estética; com certeza estudar não será um peso. Eu sinto que é animador expandir os horizontes desse mundo dentro de nós e depois, adequar isso a prática na profissão e colher seus frutos…
Aliás, estudar é a base para quem deseja ter uma excelente técnica na estética para tratar as mais diferentes situações nos atendimentos. Ampliar os estudos com temas da administração como gestão e finanças fará com que seu negócio cresça.
E falando em êxito no seu negócio, saiba propagar seu trabalho da forma correta e isso acontece quando as pessoas certas sabem dos serviços que você oferece. Então reserve um tempo para aprender mais sobre marketing e em especial, o marketing digital. Divulgação é extremamente necessária para quem está começando, como para quem já é ativo na área; ou seja, todos precisam, e ter essa carta na manga vai te impulsionar como profissional de sucesso na estética.
Além disso, utilize a internet para ler artigos sobre o setor, cursar disciplinas online e participar de fóruns sobre o tema. Estar conectada e atualizada vai fazer com que você se torne uma profissional de sucesso na área, dando a vantagem e as ferramentas que precisa. E pode ter certeza que há muito conteúdo rico disponibilizado online tanto gratuito, como esses que você encontra aqui no blog, quanto pago que você pode se programar para investir!
Por fim, acredite que você é uma profissional de sucesso! Confiar em seu potencial é importantíssimo, afinal, se você não acreditar primeiro, quem mais vai?
Garanto que quando nos empenhamos, o sucesso vira uma realidade constante! E sem esquecer, não poupe esforços para se informar sobre a tecnologia cosmecêutica que vai te acompanhar durante todo atendimento!
Se gostou do post sobre como ser uma profissional de sucesso e quer saber como fidelizar clientes com seu atendimento estético. Não deixe de ler o texto que preparei exclusivamente, para você conquistar tudo que nós profissionais queremos alcançar com a estética, que são clientes encantadas e fiéis. E fique de olho, em breve trarei novos conteúdos para alavancar ainda mais a sua carreira!
Fonte de texto: blog.spadapele.ind.br
Fonte de imagem: dicas-de-sucesso-profissional