O preenchimento cutâneo tem sido cada vez mais utilizado entre mulheres e homens que desejam melhorar o aspecto da pele. Esta técnica age na correção de sulcos, rugas e cicatrizes, através da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, reduzindo sua profundidade. Um dos objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. Mas, não é só isso. Veja todas as funcionalidades do procedimento e tire todas as suas dúvidas.
Para realizar o procedimento, geralmente, é usado o ácido hialurônico que serve para preencher o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele. Além disso, é importante lembrar que a técnica precisa ser feita de forma segura e eficaz sendo recomendado a aplicação por profissionais habilitados e especializados em estética.
Principais aplicações
De acordo com a dermatologista Geana Lima, as principais aplicações do ácido hialurônico são:
Sulco nasolabial, conhecido como bigode chinês;
Lábios e região supra labial;
Goteira lacrimal, região das olheiras;
Maçãs do rosto;
Contorno de mandíbula;
Para preencher cicatrizes do rosto.
Contraindicações
O preenchimento não é indicado para quem possui doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado.
Idade para fazer o procedimento
Segundo o dermatologista Jayme de Oliveira Filho não há precisamente uma idade mínima para fazer o preenchimento facial com ácido hialurônico. Porém, normalmente, a procura por esse método começa por volta dos 25 anos.
Número de sessões e resultado
Geralmente, uma sessão é suficiente, mas caso os resultados esperados não sejam satisfatórios, é possível fazer um retoque. Já em relação aos efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico, eles aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana depois da sessão, pois, é o momento em que o inchaço do rosto é diminuído.
Duração
Como nada é para sempre os resultados obtidos com o preenchimento também são temporários, e pode permanecer de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido gradualmente pelo organismo.
Uso do ácido
Apesar do ácido hialurônico ser muito usado como preenchimento, a substância também é utilizada em cremes hidratantes e cosméticos.
Cuidados
O principal cuidado é não tomar anticoagulantes antes do procedimento estético. Outros cuidados indicados pela dermatologista Geana é evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores ao preenchimento facial. Após esse período o paciente está liberado para realizar limpeza suave, aplicar proteção solar e maquiagens. O protetor solar previne o aparecimento de manchas na região das manchas arroxeadas na pele. A especialista também recomenda evitar atividades físicas dentro das 24 horas após o procedimento ter sido realizado.
Se você atua na área da estética e deseja ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho, matricule-se na especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada no Incursos. Seja um especialista no assunto e se torne referência profissional.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Minha Vida
Imagem: 123RF