Os cuidados com a pele, principalmente facial, devem ser diários já que o nosso rosto está mais exposto ao calor, luz, poluição, entre outros fatores que contribuem para o aumento da oleosidade na pele, assim como para o aparecimento de acne e cravos. Mas, para além do skin care de todos os dias é necessário fazer uma limpeza de pele seja a cada dois meses ou a cada 30 dias, dependendo do tipo que a pessoa tem, seca, mista ou oleosa.

Uma limpeza de pele bem feita pode ser realizada em consultório ou clínicas de estética, podendo ser profunda ou não. Este procedimento é indicado para pessoas que querem remover os cravos abertos, sendo aqueles ‘pontinhos’ pretos que aparecem no rosto, ou cravos fechados, pontos brancos, além do miliuns que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros. Outra recomendação da limpeza de pele é para quem deseja remover as células mortas e manter a pele macia e saudável.

Boa parte das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar. Normalmente, a pessoa se deita em uma maca para realizar a limpeza de pele e usa uma proteção para os olhos, que pode ser o próprio algodão. A sessão dura, em média, uma hora. E, as etapas do procedimento se dividem em:

1 – Assepsia


A pele do (a) cliente é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, no qual, sua ação varia conforme o tipo de pele. A intenção desta etapa é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e da oleosidade da pele.

2 – Esfoliação


Com a pele higienizada, o segundo passo é a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas. "A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares", explica a dermatologista Carolina Marçon.

3 – Extração


A extração é o que processo que leva mais tempo em uma limpeza de pele podendo durar 30 minutos ou mais, pois, nesse momento a pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns.


O vapor com ozônio fica exposto sobre a pele da pessoa por no máximo cinco minutos, isso porque, apesar do ozônio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado, especialmente em gestantes.

Depois do breve tempo com o vapor de ozônio, é aplicado por mais 10 minutos somente o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente. Logo em seguida, é feito a retirada de cravos e miliuns por meio de técnicas corretas de manipulação.

A profissional da estética espreme os cravos com os dedos, mas, sem apertar a pele diretamente, utilizando sempre uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior.

Já em relação as espinhas, o ideal é não as extrair porque esta atitude pode deixar cicatrizes na pele, além de causar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente fique confortável.

Depois de realizar a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

4 – Massagem


A massagem é feita com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

5 – Máscaras


Esta é a etapa final da limpeza de pele e dura de 10 a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Geralmente opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.

6 – Filtro solar


A aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Até porque, a pele estará sensível e o protetor solar também evitará queimaduras.

Periodicidade


O tempo entre uma limpeza e outra vai depender muito do tipo de pele de cada paciente. Peles normais a secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Enquanto a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior, sendo recomendado fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso.

Indivíduos com um grau de acne muito intenso, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado.

Principais dúvidas


Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, os profissionais: Marcelo Bellini, dermatologista; Cristina Amedor Pedrosa Pedro, esteticista e docente; e Paula Penna, dermatologista, explicam diversas questões relacionadas com a limpeza de pele.


Qual é a contraindicação?


Marcelo Bellini - A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.

Qual procedimento é recomendado para as pessoas que possuem muita espinha?


Marcelo Bellini - O correto é realizar um tratamento secativo com uso de medicamentos tópicos e orais. Sessões semanais com luzes de LED, responsáveis por controlar a atividade sebácea, além de ter ação secativa e reduzir as inflamações, associadas com máscaras secativas que também são recomendadas. Também pode ser realizado o peeling de ácido salicílico.

Existe uma época do ano que seja melhor fazer a limpeza de pele, se tratando daquelas pessoas que fazem raramente o procedimento?


Marcelo Bellini - Não. O único cuidado que se deve ter é o de não tomar sol por dois ou três dias após a limpeza.


Paula Penna - Geralmente no verão ou logo após voltar da praia são períodos indicados, pois o calor e o uso do protetor solar várias vezes por dia, que é o correto, acabam deixando a pele com mais cravos e mais oleosa, o que, em muitos casos, a torna mais grossa e pesada.

A pele se renova a cada 28 dias. Qual a relação desse ciclo com a importância da limpeza de pele?


Marcelo Bellini - É fundamental realizar no intervalo de 30 a 40 dias uma nova limpeza, para desintoxicar, remover células mortas e controlar a oleosidade.


Cristina Pedro - Esse é o período indicado para a realização da limpeza, pois o processo torna-se mais efetivo, já que a cada 28 dias as células matrizes da epiderme geram novas células que chegam à superfície nesse período, o que torna mais eficaz a ação da limpeza de pele.

Quem nunca faz limpeza de pele, deve fazer algum procedimento específico regularmente em casa para evitar poros entupidos e acúmulo de células mortas?


Paula Penna - Sim, pode usar um creme noturno com poder esfoliante, como os que contêm ácido retinoico, glicólico ou salicílico, indicado por um dermatologista. Ou fazer algum tipo de esfoliação com sabonete abrasivo ou com bucha específica para o rosto, uma vez por semana, seguida de uma hidratação.

É verdade que se deve evitar a aplicação de produtos oleosos e à base de ácidos nos dias posteriores à limpeza de pele?


Paula Penna - Isso depende do tipo de pele. Se for seca, os produtos mais oleosos são liberados; se for oleosa, são proibidos. Alguns produtos muito oleosos como óleo de amêndoas, não são recomendados nunca, nem para quem tem a pele muito seca, pois acabam entupindo os poros. O uso de ácidos deve ser evitado logo após a limpeza de pele se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha, para que a irritação não piore.

Por que é melhor evitar a limpeza de pele quando a pessoa se expõe ao sol?


Paula Penna - O melhor seria evitar a limpeza de pele antes da pessoa se expor ao sol, pois, geralmente, acabamos esfoliando e afinando a pele junto com a limpeza e a cútis mais fina pode manchar com o sol, principalmente se ela estiver vermelha e irritada.

Se você atua na área da saúde e deseja se tornar um (a) profissional expert em estética, saiba que o Instituto Monte Pascoal tem uma pós-graduação com conteúdo completo para você. Conheça e faça a sua matrícula na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação". Se torne um (a) especialista e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Minha Vida e UOL

Imagem: 123RF